janeiro 16, 2009

Connemara Peated Single Malt (OB-40%). Single Malt Irish Whiskey

Mantendo a mesma linha, a qual já venho a seguir à algum tempo, de provar whiskies turfados, resolvi provar um dentro do mesmo espírito, porém oriundo da Irlanda.
Não é muito comúm a Irlanda produzir whiskies turfados, normalmente, fruto da tripla-destilação, os seu whiskey é bastante doce e com uma forte estrutura.
Tendo como base o Connemara Cask Strength, de longe um dos meus preferidos, escolhi este "Peated Single Malt" engarrafado com 40% ABV.

Notas de Prova:

Cor: Ambar-claro
Nariz: Bastante diferente dos tradicionais whiskies de Islay, nos quais a turfa invade o nosso nariz. Este Connemara, apresenta um aroma bastante diferente do expectável para um whisky turfado. O aroma dominante é um conjunto floral, cera-de-abelha, alguns citrinos e uma estrutura ligeiramente oleosa. Não é perceptível a turfa.
Paladar: Muitíssimo suave e fresco. Madeira verde. Algumas notas de caramelo e baunilha. Possui uma estrutura ligeiramente marítima, não de influência salina, mas dum certo ar maritimo.
Final: Só aqui é que é visivel ou perceptível a turfa. Final muito suave, fresco e doce. Muito boa estrutura. Forte influência de fruta-verde (maçã), ligeiramente floral e furtado.

Comentário: Não sendo o que estava à espera de um whiskey turfado, tem uma complexidade e carácter muitissimo bom.

Nenhum comentário: