fevereiro 18, 2009

Glenfiddich Caoran Reserve, 12 Years Old (OB-40%). Single Malt Speyside Scotch Whisky

Esta nova prova reúne características bastante peculiares.

Primeiro, não sou grande apreciador da Glenfiddich. Segundo, a minha preferência, recaiu normalmente nos single malt mais turfados.
Ora, este Glenfiddich Caoran (gaélico para "borralhas de turfa") , apesar de oriundo da região de Speyside, foi concebido para agradar aos apreciadores de whiskies turfados. Tendo sido amadurecido durante 12 anos e engarrafado com 40% ABV.

Notas de Prova:

Cor: Âmbar escuro, bastante reluzente.
Nariz: Muito aromático, como seria de esperar de um whisky de Speyside e Glenfiddich. Notas a cevada. Bastante baunilha, talvez em excesso. E um aroma dominante a carvalho e madeira antiga. As notas de turfa são bastante secundárias.
Paladar: Bastante doce e muito fresco. Ligeiramente frutado. A turfa é quase que inexistente.
Final: Meio longo. Seco, doce e quente.

Comentário: Um bom whisky, mas bastante longe do que eu estava à espera. A turfa é perfeitamente secundária. O resultado final, é um single malt não tão doce e suave como os tradicionais da Glenfiddich, mas contudo não revelando o apimentado e turfado expectável num "Caoran".

fevereiro 11, 2009

Bunnahabhain 16 Years Old Manzanilla Finish (OB - 53.2%). Single Malt Islay Scotch Whisky

A Destilaria de Bunnahabhain, situada na Ilha de Islay, acaba de lançar a sua nova expressão.

Este novo Bunna, esteve a descansar durante 16 anos em casco de carvalho, tendo passado a sua fase final de amadurecimento em cascos de Manzanilla.
Felizmente foi engarrafado com uma graduação decente 53,2%!!!.

fevereiro 08, 2009

Caol Ila 1998 (Signatory - 46%). Single Malt Scotch Whisky

É provavelmente das destilarias de Islay, a que menos me seduz e cativa.
A razão fundamentalmente é não conseguir encontrar neste single malt uma personalidade forte e um carácter que o diferencie.
Este Caol Ila, destilado em 1998 e engarrafado, após 10 anos, em Novembro de 2008, pelo engarrafador independente Signatory, com 46% ABV, não foge à regra.
Desde a cor, excessivamente clara, ao paladar muito aguado e fresco, e ao final curto e muito doce, este whisky não cativa minimamente.

Notas de prova:

Cor: Ouro claro, quase branco.
Nariz: O ponto mais forte deste Caol Ila. Bastante rico e bem estruturado. Notas doces, baunilha e algum mel. Algumas notas a turfa. Aroma bastante fresco e leve.
Paladar: Excessivamente aguado. Para quem deseja "entornar" água em demasia no seu whisky, neste não o necessita fazer. Muito fresco. As notas doces dominam em demasia, algo enjoativo!
Final: Meio seco. Muito curto e de fraca memória.

Comentário: Definitivamente um whisky fraco!. Aonde é que estes tipos estavam com a cabeça, quando produziram este single malt!