março 22, 2009

Ardbeg 10 Years Old (OB - 46%). Single Malt Islay Scotch Whisky. Nova expressão de 10 anos, após a compra pela Glenmorangie,...

Estava bastante curioso acerca da nova expressão de 10 anos da Ardbeg.
Falar sobre esta destilaria de forma desapaixonada é-me bastante díficil dado ser um apreciador confesso desta destilaria. Provavelmente é o "meu whisky"!!!.
Este novo Ardbeg de 10 anos, é o primeiro a ser totalmente produzido sob a batuta da Glenmorangie. Sendo que a anterior expressão de 10 anos existia em casco quando da compra da Destilaria.
O acompanhamento desta evolução, do ponto de vista de marketing, foi fantástica. Iniciada com o "Very Young", passando pelo "Still Young", o "Almost There" o "Renaissance" e acabando finalmente o novo 10 Years Old.
O rótulo sofreu um ligeiro "make up", mas bastante sóbrio e suave.
A diferença está quando a mim, no fascínio de comparar estes dois Single Malt - o antigo e o novo.
Inicialmente foi tentado a preferir o antigo. Mais suave e redondo, porém sou hoje tentado a afirmar que gosto igualmente dos dois, apesar de diferentes.

Notas de Prova:

Cor: Palha com ligeiras laivos de ouro claro (clara influência dos cascos de ex-bourbon),
Nariz: Claramente marítimo e iodado. A turfa inunda o aroma, notando-se umas notas, ligeiras de citrinos. Muitíssimo fresco.
Paladar: A maior diferença face à anterior expressão. Inicio fortemente apimentado e oleoso, notas de malagueta encarnada. A turfa invade a boca, deixando um rasto a madeira queimada e molhada. Incrível.
Final: Seco. Muito longo e turfado. Notas a carvalho/madeira.

Comentário: Esta destilaria não para de me surpreender. Esta nova expressão, amadurecida 10 anos em cascos de ex-bourbon, engarrafada com 46% ABV e não filtrada, é para mim um novo Single Malt. Diferente de tudo o que já provei!. Notável e obrigatório!.

Nenhum comentário: