junho 09, 2009

Bruichladdich XVII (OB-46%). Single Malt Islay Scotch Whisky. Nada melhor para comemorar a eleição do novo sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa

A ocasião pedia a gritos e o Bruichladdich XVII, esteve claramente à altura da comemoração.
Em Novembro de 1875, um grupo de 74 subscritores, entre eles Luciano Cordeiro, Antóno Enes, Pinheiro Chagas, Sousa Martins, Fonseca Benevides, Schiappa de Azevedo, Brito Capelo, Marquês de Sá da Bandeira, Marquês de Sousa Holstein e Teófilo Braga, solicitou ao Rei D. Luis a constituição de uma sociedade, cujo objectivo seria; "promover e auxiliar o estudo e progresso das ciências geográficas e correlativas".

Esta Sociedade que se viria a denominar Sociedade de Geografia de Lisboa, foi criada no contexto do movimento europeu de exploração e colonização do continente Africano.
Ao longo da sua história a Sociedade de Geografia de Lisboa, teve a honra de contar entre os seus sócios a D.Pedro II Imperador do Brasil e a Eduardo VII Rei de Inglaterra.

Hoje e passados mais de 130 anos sobre a sua fundação, subsiste nos Sócios da Sociedade de Geografia de Lisboa, o mesmo espírito de promoção, investigação, procura e divulgação do conhecimento obtido, que a tornou num dos mais reconhecidos motores da sociedade cultural do nosso país.














Como adenda não desejo deixar de frisar que o whisky escolhido para a efeméride, foi amadurecido durante 17 anos em cascos de ex-bourbon, sendo engarrafado em 2005, com 46% ABV.


Notas de Prova:

Nariz: Suave e doce. A madeira invade o nariz. Notas a folha de figueira.
Paladar: Mais uma vez, muitissimo suave, quente, cremoso e doce. As notas a madeira (carvalho) ao longo do copo transformam-se em baunilha.
Final: Bastante longo e envolvente.
Comentário: Excelente.


Dedico este post ao meu Pai, José Caleia Rodrigues, nomeado sócio efectivo da Sociedade Geográfica de Lisboa, em sessão de 5 de Maio de 2009, com o nº 20.473.

Nenhum comentário: