dezembro 04, 2008

Ardbeg Blasda (OB - 40%). Single Malt Islay Scotch Whisky

A expectativa era grande, para não dizer enorme!. Mas finalmente coloquei as mãos, nariz e boca (por esta ordem), no novo single malt da destilaria de Ardbeg.
É diferente!.
A começar pelo facto da garrafa ser totalmente transparente, coisa invulgar na Ardbeg, passando pelo rótulo, que também foge a regra da imagem convencional da destilaria, da diminuição da concentração de turfa (8 ppm, face aos 23 ppm da versão de 10 anos) e terminando na baixa gradução do whisky - 40% ABV, e filtragem.
Posto isto, vamos ao que interessa!.

Notas de Prova:

Cor: Palha
Nariz: Clara ausência da turfa, que tão bem identifica os whiskies desta destilaria. Muito mais suave, doce e fresco que o nomal. O domínio no nariz é efectuado pelas notas de frutos secos e baunilha. Alguns aromas secundários a citrinos; limão. Não acrescentei água dada a baixa graduação.
Paladar: Bastante fresco e oleoso. Mais uma vez os frutos secos; amendoas. Alguma turfa, quase marginal. Boa influência da estrutura algo oleosa.
Final: Meio longo. Bastante suave. Com resíduos de limão e baunilha.

Comentário: Excelente single malt.
Foge bastante do carácter turfado da região e da Destilaria, que afasta alguns apreciadores, mas que aproxima muitos outros!!!.

Nenhum comentário: