dezembro 05, 2008

Kilchoman - New Spirit 2 Years Old (OB-62,2%). Ainda não é whisky, falta-lhe 1 ano, mas quem é que está preocupado com isso!!!

Deve-se pronunciar "kilhoman"!.
É a mais nova Destilaria existente de Islay (estou entre os meus!!!).
Fundada em 2005, é uma "farm-distillery", tendo o reconhecimento e o mérito de ser a primeira a ser autorizada e construida em Islay ao fim de mais de 124 anos.
Está previsto para 2009 o lançamento do seu primeiro Single Malt Scotch Whisky, coisa que ainda não é possível dado que para ser consideração "whisky" o "spirit" destilado tem que ter mais de 3 anos de amadurecimento.
Este Kilchoman New Spirit, agora provado, demonstra claramente a extrema qualidade deste "líquido". Acredito que em 2009, será um dos melhores Islay.
Destilado a 09.08.2006 e amadurecido durante dois anos em cascos de ex-Bourbon Buffalo Trace, foi engarrafado a 12.08.08 com 62,2% ABV (notável!) e 50ppm (nível de turfa), uma bomba!!!.

Notas de Prova:

Cor: Ouro claro, mas mesmo muito claro!.
Nariz: Intenso. Notas a banana caramelizada e turfa, muita turfa ...., cheio de turfa (Duich Moss Islay) ,
Paladar: Forte. Quente, muito quente. Envolvente em toda a boca, porém com notas secundárias a baunilha e frutos caramelizados. Lindo!.
Final: Brutal! e longo, muito longo....

Comentário: Vai valer a pena, colocar a mão no primeiro Single Malt Scotch Whisky desta destilaria. Se o amadurecimento correr bem, as expressões de 5, 10 e 12 anos previstas, farão as delícias dos meus serões de Inverno.

Nenhum comentário: