agosto 05, 2008

Nikka Pure Malt White (OB - 43%) - Batch 08G20C - Japanese Vatted Malt

Não foi por falta de insistência que não o tinha ainda provado.
Quase todos os dias ouvia uma voz que me sussurava, para provar o Nikka White.
Talvez por preconceito, nunca aceitei bem o vinho do Porto feito em Cape Town apesar do mesmo ser de qualidade excelente, não me deixasse seduziu pelos Malt do Japão.
Todas as vezes que um Malt do Japão era premiado internacionalmente (e não são poucas as vezes), confesso que bebia até à última gota um single malt de Islay ou Speyside!.
Porém ontem, deixei-me levar, e ainda bem, e provei pela segunda vez um Malt Japonês.
A minha primeira prova tinha sido com o Nikka Red, e não tinha corrido por aí além, pareceu-me "um quase" single malt, bastante seco e com pouca estrutura.
Este Nikka Pure Malt White (OB -43%), vatted malt (resultado da combinação entre whiskies de Yoichi e Islay) é incrível, completamente redondo, suave, doce, predominância de baunilha e mel, com um nariz fantástico a Islay, marítimo e algo salgado.


Notas de Prova


Cor: Âmbar
Nariz: Principio marítimo, incidência de turfa. Estrutura doce. A recordar os single malt de Islay. Porém mais suave.
Paladar: Intenso e complexo no ínicio, finalizando com mel e baunilha. Possue uma estrutura equilibrada e oleosa, que permite que o whisky se envolva por toda a boca de forma suave.
Final: Ligeiramente seco. Suave e doce. Bastante longo. Permanência das notas de mel.


Recomendo vivamente, como um whisky obrigatório, para se ter em qualquer WhiskyScape!!!

Nenhum comentário: