Em 1964, o Congresso americano regulamentou que; para se denominar "Bourbon", o whiskey tinha que preencher, entre outras, as seguintes características, que o diferenciam:
- Produzido nos Estados Unidos,
- Tem que ser 100% natural (somente poderá ter água como variante extra),
- Amadurecido em cascos novos de carvalho americano,
- Pelo menos 51% de milho como composição.
Confesso que não sou particularmente adepto dos "bourbon". Sempre que os bebi, e não foram poucas as vezes, tiveram um final ... seco, ...a pedir a "gritos" água!
Entre os nove mais complexos, encontro-me com alguma frequência com o Jack Daniel's e o Blanton´s, porém não me enchem as medidas, e raras vezes não resisto a deixar-lhes cair uma pedra de gelo!.
Começando pelo:
Começando pelo:
-Jack Daniel's: corpo leve, algum caramelo, laranja e notas a madeira,
- Blanton's: de longe o melhor marketing!, as garrafas são fabulosas!, numeradas individualmente pelo armazém e casco dos quais o whiskey é originário. Notas a madeira e anis, como sabor dominante. No nariz é ligeiramente doce e o final, de todos os bourbon, o mais longo,
- Four Roses: O mais leve dos bourbon. Paladar com fortes notas de mel, anis e camarelo. Excelente com gelo no Verão.
- Evan Williams: Mais encorpado, o paladar dominante flutua entre a laranja, baunilha e anis, no nariz domina o caramelo e o tabaco,
- Makers Mark: Excelente campanha de comunicação!. O lacre é a imagem de marca na personalização das garrafas. O whiskey é adocicado, com domínio do açucar no final. O paladar tem fortes notas de laranja, baunilha e caramelo. Os charutos são bastante aceitáveis!.
-Woodford Reserve: Whiskey bastante suave e adoçicado. Bastantes notas de xerez, baunilha e caramelo. Com um "farrapo" de água liberta novos sabores!.
-Pappy BVan Winkle's: Madeira, fumo e xerez.
- Booker's: Laranja, baunilha, mel e xerez. Melhora muitissimo com água!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário