junho 12, 2008

Knappogue Castle 1992 (Single Malt Whiskey)

Primeiro fui seduzido pela garrafa, bastante diferente da generalidade, muito menos comercial, mais "idade média", e de aspecto quase manufacturado.
Depois veio o conteúdo, notável!.
Quando vi o ABV, 40%, o amadurecimento em casco de bourbon, e sendo irlandês, pensei; suave, muito mel, doce!. Qual quê!!!
Antes de ler as Notas de Prova, vale a pena ler a história de Knappogue Castle!.
Nos anos 1900, o melhor whiskey da Irlanda era normalmente vendido em cascos, poucas eram as vezes em que o mesmo se vendia em garrafas.
Os "merchants" compravam esses cascos com o whiskey, amadureciam-no e anos mais tarde engarrafavam-no sob a sua própria marca.
Foi isso que fez, Mark Edwin Andrews, nos idos 1960, este americano com fortes ligações à Irlanda, começou a comprar cascos do melhor pot still whiskey às melhores destilarias irlandesas.
No castelo de Knappogue (construido em 1467 por Sean MacNamara, tendo sido comprado em 1966 por M.E.Andrews), sua propriedade, ele armazenava o whiskey e amadurecia-o, engarrafando-o mais tarde sob a marca "Knappogue Castle".
Assim nasceu o whiskey "Knappogue Castle"!.
O vintage de 1951 (destilado em 1951, na destilaria de B.Daly e amadurecido em cascos de jerez durante 36 anos), foi último concebido por Mark Edwin Andrews, sendo hoje o mais antigo e raro whiskey irlandês em todo o Mundo.
Hoje a familia Andrews gere "Knappogue Castle", mantendo a mesma filosofia na escolha do single malt whiskey, no amadurecimento e engarrafamento do whiskey.
O último lançamento foi o Vintage 1995, engarrafado em 2007.

Notas de Prova - Vintage 1992:
Nariz: o aroma perfumado é fantástico. Malte, cereais e mel. Evoluíndo para um teor mais seco e delicado.
Paladar: Meio doce, não demais. Grande corpo, envolvente. Complexo porém muito equilibrado. A matriz doce fica residente na língua de uma forma extremamente suave. Requintado.
Final: Muito longo, meio seco e algo oleoso.
Mais um que terá que fazer parte da minha WhiskyScape!!!!.

Se o encontrarem comprem-no.
By the way, foi-me dito que o vintage de 1994 é um verdadeiro canhão!!!.

Nenhum comentário: