junho 17, 2008

Loch Lomond - Highland Whisky

Nunca o experimentei!.
Mas efectivamente, confesso, nunca me seduziu, nem nunca o encontrei, fisica ou espiritualmente, entre as várias tertúlias que tenho tido sobre este nectár!
Porém hoje, a propósito de saber quando é que o whisky entrou pela primeira vez em Portugal, pensei, quando é que o whisky entrou pela primeira vez no meu consciente!.
Não tenho dúvidas foi com as aventuras de Tintim, na "A Ilha Negra", cuja maioria do cenário decorre na Escócia.
Nesta aventura, na prancha 34, da edição que eu li, Tintim descansa sentado numa carruagem cisterna com publicidade a marca "Loch Lomond - Whisky"!.
Este marca tornar-se-á ao longo de todas as aventura escritas por Hergé, a bebida de eleição do Capitão Haddock.
Curiosamente quando em 1937 se inicia a publicação de "A Ilha Negra", ainda no Petit Vingtième, Hergé reproduz com total realismo essa mesma carruagem cisterna porém com a marca original: "Johnnie Walker".
Só mais tarde na versão de 1965, é que Metheu mandou substituir, essa marca, demasiado realista e publicitária para uma aventura de banda desenhada, por uma bebida alcoólica totalmente inventada por Hergé: "Loch Lomond".

A destilaria é fundada em 1965/66, na mesma altura em que se publica a "antiga" aventura de Tintim, mas já com a nova marca!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico post. Uma excelente curiosidade para os não entendidos.