junho 29, 2008

Whisky e Chocolate: A combinação perfeita!

A combinação não é bem propriamente nova, nem a ideia peregrina, porém é certamente pouco conhecida ou divulgada, entre os apreciadores e conhecedores de whisky.
Na última edição da Whisky Magazine (nº 72), foi publicado um excelente artigo sobre o tema. A influência do chocolate antes, durante ou depois de beber um whisky.
Paul A.Young, o entrevistado, dono das Lojas em Londres com o mesmo nome, avança com algumas combinações de famosos nectáres alcoólicos com o não menos famoso cacau de duas grandes casas produtoras de chocolate; Valrhona e Amedei!:
Eis algumas das suas sugestões de blends!!!

- Glenmorangie Quinta Ruban 12 anos + Valrhona 70% Tropilla noir
- Glenmorangie 18 anos + Valrhona Caraibe 66%
- Highland Park 12 anos + Valrhona Ghanaian Nyangbo 68%
- Connemara peated Single Malt + Amedei Toscano Black 66%
- Cragganmore 12 anos + Valrhona Guanaja 70%
- Jameson 1780 12 anos + Amedei9 75%

Aceito que o rigor e preciosismo, pode ser algo exagerado, porém é inegavél a influência do chocolate como catalizador e impulsionador de sabores num whisky.
Genéricamente, e sem entrar em demasiados detalhes, é importante para quem deseje esta combinação,que:

- O chocolate utilizado contenha mais de 70% de cacau,
- Os whiskey irlandeses e os single malt de Speyside, dado o seu caractér naturalmente mais doce (baunilha e mel), são os que melhores combinam com o chocolate,
- Os Single Malt turfados de Islay, combinam melhor com os chocolates venezuelanos ou sul-americanos, dado conterem maior teor de gordura e "terra"!.
Como sugestão proponho que deixem derreter o chocolate na boca durante algum tempo, antes de provar o whisky. Após uns segundos, provem o whisky.
Deixem os dois envolverem-se na boca... e verão que o resultado é fantástico!!.
Como tendencialmente sou mais apreciador dos whiskies mais turfados e cask strength, gosto de usar os chocolates da Chocoholics; Amacado (60%), El Cuador (70%), Tobago (75%) e Tembadoro (80%), todos eles da América do Sul!.

Nenhum comentário: