É uma das minhas marcas preferidas de Islay. Porém sempre que a minha memória gustativa me empurava para os single malt de Laphroaig, o que não deixa de ser um dever sendo Friend of Laphroaig, normalmente balançava entre o Quarter Cask (claramente o meu favorito) e o 10 YO Cask Strength.
Nunca tinha avançado para além destes dois whiskies (ainda não abri o Cairdeas!).
Foi durante o Laphroaig Live 2008, que ao ouvir um dos homens da destilaria frisar que o seu preferido era o Laphroaig 15, que fui levado a provar este whisky.
O rótulo inspira confiança... sóbrio e elegante!. A frase "The most richly flavoured of all Scotch whiskies" condiciona ligeiramente o paladar mas augura um bom whisky.
Comecei mal, e que sirva de exemplo!!!.
Normalmente durante as provas, sigo o seguinte "ritual":
- Vejo a cor,
- Cheiro,
- Agito,
- Cheiro,
- Bebo,
- Cheiro,
- Bebo,
- Deito água, até ao cheirar, não me "picar" no nariz,
- Bebo,
- Cheiro,
- e bebo normalmente!.
Contudo no dia da prova, o calor era bastante, e resolvi, ERRRADO, por 2 pedras de gelo no pequeno jarro que uso para deitar a água no whisky (aproveito para agradecer, a título póstumo, a um dos convidados do casamento do meu avô que lho ofereceu, e à minha Mãe que em boa hora mo deu!) .
O resultado foi bastante curioso. No nariz era claramente Islay (alguma turfa e ar marítimo), contudo na boca era bastante curto, com falta de corpo e muito seco.
Fiquei bastante desiludido!.
Voltei à carga um dia depois, e não coloquei a "pedrinha" de gelo no jarro.
Melhorou bastante!.
Nariz: Medianamente turfado e ligeiramente doce.
Paladar: Nota-se a influência do casco de bourbon, pela caracter doce continuo em todo o whisky. Alguma turfa, ligeiramente oleoso, bastante redondo.
Final: Longo e seco.
Não é claramente o meu Laphroaig, mas a influência da água fria (em demasia), neste single malt de 43%, não o ajuda em nada.
junho 23, 2008
Laphroaig 15 Years Old - Islay single malt scotch whisky
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário