Na senda das Destilarias Fechadas, faz sentido incluir a Bladnoch, pois esta teve um final feliz!!!.
Esta destilaria fundada na região Escocesa das Lowland em 1817, foi encerrada em 1993 pela United Distillers, em simultâneo com o encerramento de mais três destilarias; Rosebank, Pittyvaich e Balmenach.
As três últimas destilarias referidas não tiveram a sorte da Bladnoch, já que em Outubro de 1994, um empreário de nome, Raymond Armstrong, da Irlanda do Norte, comprou todo o espaço em que se inseria a Destilaria, com o intuito de a converter em edifícios e casas de férias.
Contudo Armstrong, após provar o whisky existente em armazém, felizmente mudou de ideias e manteve a Bladnoch em funcionamento.
O carácter bastante floral e o balanço único, fazem dos single malt desta destilaria uma referência!.
A Cláusula de compra efectuada em 1994, prevê um volume de produção diminuto caso a destilaria fosse reactivada. A Bladnoch, com um único alambique a funcionar, conseguiu lançar em 2003 o primeiro single malt sob a batuta de Raymond Armstrong.
Enquanto a nova produção não é lançada no mercado (está previsto para meados de 2009), vale a pena relembrar os comentários de Jim Murray, na Whisky Bible 2008, ao Bladnoch 10 Years Old - Flora & Fauna.
"....this is probably the ultimate Bladnoch, certainly the best I have tasted in over 25 years. This Flora & Fauna bottling by then owners United Distillers should be regarded as the must-get-at-all-costs Bladnoch..." (94/100 ptos)
Jim Murray - Whisky Bible 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário