julho 24, 2008

"Independent Bottlers". A concepção de negócio dos Engarrafadores Independentes (Parte I)

Teoricamente qualquer pessoa/entidade poderá ser "engarrafador independente" de Single Malt Scotch Whisky.
Existem contudo alguns factores que são necessários ter em linha de consideração:
- Paciência: Requisitos burocráticos para a aquisição de um ou vários cascos e posterior engarrafamento para fins comerciais,
- Determinação e experiência: Escolha acertada da Destilaria, tipo de casco, qualidade do whisky e idade de amadurecimento,
- Fundo de maneio: Para a aquisição de Cascos às respectivas destilarias.
A maior parte das entidades que optam por ser Engarrafadores Independentes, escolhe como matéria prima, o Single Malt Scotch Whisky e normalmente um único casco (Single Cask).,
Fundamentalmente os Engarrafamentos Independentes de Single Malt, dividem-se em dois tipos, conforme a sua estratégia:
- Preocupação base com o amadurecimento do whisky: O engarrafador compra o casco e, ou conserva-o localmente nos armazéns da respectiva Destilaria ou transporta-o para os seus próprios armazéns para o amadurecer.
A sua primordial preocupação (após a escolha do casco) é o amadurecido. Compete-lhe manter o casco na destilaria ou no seu armazém, até o mesmo atingir a idade na qual, optará por engarrafar e rotular o whisky que comprou.
- Engarrafamento: O engarrafador independente simplesmente engarrafa, sob a sua marca, determinado casco, fomentando assim a fidelização de clientes, e preservando a qualidade total e homogénea de determinada expressão de whisky.
Estas duas grandes opções enquanto ao engarrafamento, serão as que marcarão a qualidade do whisky comercializado.
No caso do Engarrafador Independente optar por simplesmente engarrafar determinado casco (single cask) tendo como fim a fidelização dos seus clientes, a qualidade depende única e exclusivamente do whisky original da Destilaria, mantendo-se a mesma homogénea ao longo das 220-240 garrafas produzidas.
Neste caso a qualidade do whisky comercializado poderá ser superior ao da Destilaria.
Esta melhoria é bastante importante, já que a Destilaria para comercializar em quantidades relativamente grandes e homogéneas determinado single malt, proveniente de vários cascos, procura um denominador comúm.
Esta opção provoca ligeiras oscilações na qualidade original do whisky. Já que o mesmo oscila de qualidade de lote para lote.
A Destilaria de Aberlour, optou de forma inteligente por minorar este problema, ao optar no caso do A'bunadh, por classificar e comercializar este whisky, referindo a sua proveniência original - single cask.
Efectivamente existem oscilações significativas de casco para casco (ao longo dos 20 single cask A'bunadh, amadurecidos no mesmo tipo de casco, no mesmo local e durante o mesmo período de tempo), o que caso a Destilaria tivesse optado por equiparar e nivelar o whisky, conferindo-lhe um paladar homogéneo, não se teriam vivido estar diferenças tão valorativas para os apreciadores .
Caso o engarrafador opte por gerir o amadurecimento do whisky na Destilaria ou nos seus armazém, será necessário ter em linha de conta vários factores, entre eles:
- Escolha acertado da idade para se proceder ao engarrafamento,
- Qualidade do equipamento utilizado para o engarrafamento,
- Qualidade da água que o engarrafador utiliza na diluição do whisky (caso não deseje que o mesmo seja cask strength),
- Qualificação e experiência dos recursos humanos envolvidos no processo,
- Influência do local de amadurecimento na qualidade do whisky (caso o mesmo seja realizado nas instalações do engarrafador),
- Standards de qualidade definidas pelo Engarrafador Independente.
No fim, quem define ou não a qualidade e sucesso do Engarrafador Independente, somos nós!, através da aceitação ou não do whisky por eles comercializado.
Porém, no que toca a Engarrafadores Independentes, o nosso conhecimento sobre todo o processo produtivo, deverá ser bastante maior e mais profundo do que sobre um whisky engarrafado pela Destilaria (OB).

Nenhum comentário: