julho 01, 2008

O Whisky e os Super Heróis - A evolução!

Alguns dias atrás publiquei um pequeno artigo no The Whisky Channel, do Ian Buxton, sobre a evolução que sofreram os heróis de banda desenhada do meu tempo, face aos novos heróis dos dias de hoje.
O exercício é notável e demonstra claramente a evolução das nossas referências, mentalidades e da sociedade em que temos que viver.
A análise foi realizada com base nos heróis que consumiam bebidas alcoólicas - óbvio!.
Porém, vale a pena, começar pelo príncipio.
1. As personagens
Os heróis de banda desenhada do meu tempo, com a honrosa excepção de Astérix e Obélix, eram homens normais, com uma maior tendência para a aventura e audácia. Contudo, eram homens comúns!. A força extra que obtinham provinha tão só, da sua força anímica e espírito de companheirismo, que os empurava a perseguir e alcançar a missão proposta, realizável, e sempre terrena!.
Ao invés, os heróis dos tempos de hoje, dividem-se em dois grandes grupos;

a. Os não humanos, ou se o são têm poderes extra-terrenos, que os colocam perto do registo de divindades, tendencialmente são jovens imberbes, providos de forças anormais, em cenários extraterrestres, com objectivos extraterrenos, lutando contra figuras que jamais existirão nos dias de hoje.
b. Os Humanos depressivos, pouco lavadinhos, e mal arranjados, cuja vida deâmbula por cenários decadentes, escuros, nocturnos. Um sub-mundo corrumpido, no qual a ignomínia é o mote!.

2. Alimentação e hábitos (hoje denominado "vício")
Se fosse nos tempos de hoje, ao abrigo das novas normas higiénicas, inúmeras personagens que nos formaram, acompanharam, nos fizeram sonhar e inspiraram enquanto jovens, jamais teriam saído das pranchas dos seus criadores:
- Lucky Luke: Fumava em espaços fechados (se bem que mais tarde passou a fumar uma palhinha!), chegando mesmo ao límite de fumar perto de mulheres (Calamity Jane) e crianças (Billy the Kid!), e bebia whisky durante o dia.
Morris não é claro enquanto ao facto de Rantanplan, ter as vacinas em dia ou o chip de localização....
- Astérix e Obélix: Comiam e bebiam de forma lauta algo buçal, pouco cuidada, jamais saladas, peixe ou fruta, sendo que claramente os animais que caçavam, não estavam em reservas demarcadas, nem tão pouco sofreram qualquer tipo de inspecção sanitária (já para não falar da forma de abate dos ditos, não centralizada e homólogada),
- Tintim e Haddock: Apesar do primeiro não ser visto a beber, em parte justificado pela roupa que usava e a franjinha em forma de puxo vertical, já o capitão Haddock bebia em público de forma quiçá algo provecta, o seu famoso whisky Loch Lomond!.
- Tenente Blueberry: Mais um que bebia whisky à tarde e à noite e frequentava locais nos quais não existia uma zona de fumadores e não fumadores devidamente regulamentada...
- Corto Maltese: Este nunca teria saído das pranchas de Hugo Pratt. Vida pouco recomendada,


comida bem, fumava tudo que era tabaco e era grande apreciador de whiskey irlandês.
- Blake e Mortimer: Mais dois que frequentavam Clubes de índole claramente misógeno e homofobo. Um bebia Jerez e o outro whisky e em simultâneo fumavam cachimbo!. Tudo isto em espaços fechados, .... imaginem só!!.
- Bruno Brazil: Outro, ...., lá está... mais um bebedor de whisky, bem como o seu grande amigo Gaúcho, que não só bebia, mas também fumava!.
- Bernard Prince: Grande amigo de Jordan, seu companheiro de aventuras, outro apreciador de whisky e de uma boa mesa!.
- Michael Vaillant e Steve Warson: Mais dois, .... e para mais a gostarem de mulheres, ....., que bandalheira!!!. Uma banda desenhada claramente discriminativa e homofoba....

Poderei tentar fazer a mesma associação com os heróis de hoje (que têm que ser quase que obrigatóriamente - Super..!), porém, por muito que tente, não consigo obter, descortinar, imaginar um só factor humanizável nestas "fantásticas" criaturas!.
Nem tão só consigo entender, o que seria já um príncipio, o raio dos nomes que têm,ou que lhes deram .... .
Nesta análise, por uma questão de pudor, não incluo os de fatinho de licra, com o corpo todo amolgado e uma capinha nas costas, oriundos do Novo Mundo, pois esses não fumam, não bebem e precisam de se mascarar para praticarem o bem!.

Mais uma visão ....para tentarmos entender o caminho fantástico que esta nova nova-cultura está a trilhar.....!!!!

Nenhum comentário: