maio 24, 2008

Bruichladdich 3D 2nd Edition Moine Mhor (Single Malt Whisky)

Provei o Bruichladdich 3D3, e confesso, que constitui para mim uma das maiores surpresas ao nível de whiskies, com elevado teor alcoólico, turfado mas não medicinal.
Fiquei completamente rendido.
Hoje, na véspera de partir para a Alemanha, e sabendo que vou estar 5 dias sem um bom single malt, ponderei o que desejava levar como sabor.
Tinha ainda uma 3D3 guardada para alguma situação de crise!. Porém, claramente não me pareceu ser a ocasião.
Já tinha visto várias vezes a 3D 2nd edition "Moine Mhor", estava seduzido pelo nome, claramente celta, porém tinha dúvidas que o conteúdo estivesse na mesma linha .
"Moine Mhor" soava-me claramente a fábula nórdica, pensava nas "Célticas" de Hugo Pratt, e na frase "impossível...ainda não decidi a data da minha morte" de Corto Maltese!.
O meu instinto estava correcto!. Apesar de Moine Mhor (moyn-ya-vore), não significar mais que "muita turfa/musgo", o whisky é simplesmente fabuloso. Mais um fabuloso Islay.
Não consigo encontrar grande diferença entre o 3D3 e o 3D21.
No nariz é extremamente fresco, alguma baunilha e fruta. O paladar a turfa é fantástico, ligeiramente fumado, alguns citrínos, enorme suavidade e teor doce, sabor a carvalho novo, macío. Final sempre longo e marítimo.
No ínicio este 50%, un-chillfiltered, sem aditivos à cor, exige um corte com água, pouca, a suficiente para despertar novos aromas.
Excelente, ... uma noite muito bem passada!!!.

Nenhum comentário: