maio 17, 2008

O amadurecimento (Whisky)

Sempre gostei mais da designação "amadurecido" que "envelhecido", sempre me pareceu mais adequado a um processo em que um "novo" adquire "conhecimento" durante um período de tempo, e ...melhora, mantendo a sua essência, porém ganhando a "sabedoria" de quem o amadureceu!.
Isto para mim é whisky amadurecido!
Cada destilaria usa o seu próprio processo de destilação e os seus próprios alambiques, considerados únicos e intransmissíveis. Isto significa que todos os whiskies produzidos numa destilaria são tratados do mesmo modo, com o mesmo malte, nos mesmos alambiques, pelas mesmas pessoas, numa mesma sequência operativa.
Então porquê que são tão diferentes?.
A resposta a esta questão, está fundamentalmente no seu "tutor", ou seja no responsável pelo seu amadurecimento.
O amadurecimento de um whisky envolve não só a origem e qualidade dos cascos, bem como a localização dos armazéns ou a característica do próprio ar (qualidade, temperatura, humidade e proximidade da costa marítima).
Tem sido frequentemente demonstrado que o mesmo whisky amadurecido em cascos armazenados próximo do mar apresenta um sabor diferente, que se fosse num outro lugar.
O armazém reveste particular importância, sobretudo dependendo se se encontra mais ou menos isolado. Admite-se que os que são construídos em piso térreo obtêm melhores resultados, devido a que mantêm um nível de humidade mais elevado.
De facto, durante o processo de amadurecimento uma certa quantidade de álcool, evapora-se, através da madeira dos cascos, com perdas que podem atingir os 2 % ao ano.
Esta invisível e imperceptível acção é denominada “angel share”.
Se por um lado, num armazém húmido, a perda materializa uma redução da taxa alcoólica, por outro atribui vantagem ao proporcionar um whisky de melhor qualidade. Num armazém seco, as perdas materializam a diminuição do volume e proporcionam, em casos extremos, uma maior robustez alcoólica e um álcool mais seco.
A temperatura do ar também exerce uma importante influência no processo de amadurecimento, dado que, se a maturação for maior, o whisky evoluirá mais rapidamente.
Para esta fantástica bebida ter o direito de usar a denominação de whisky, deve ter sido amadurecida pelo menos três anos em casco de carvalho.
Contudo, considera-se que um whisky de malte atinge uma real maturidade após 8 anos.
Ao contrário do que sucede com os Cognacs, que são armazenados em cascos novos, o whisky usa sempre um casco em segunda mão que, geralmente, conteve Bourbon ou Sherry (existem contudo re-utilizações de Porto, Madeira, ...).
Muitos whiskies começam por ser amadurecidos durante algum tempo em cascos de Bourbon e acabam o seu período de amadurecimento em cascos de outra qualidade, para o dotar de algumas novas fragrâncias, antes do engarrafamento. Processo designado por "wood finish”.

Nenhum comentário: