maio 15, 2008

Os Blended whiskies


Não só de Single Malt (100% cevada maltada) vive o Homem!
A mistura (blend) contribui com perto de 90% da produção de whisky na escócia.
A dada altura, os destiladores de whisky, aperceberam-se que os consumidores ingleses achavam o "pure malt" demasido alcoólico e apaladado, iniciaram-se então na mistura de vários whiskys.

Este procedimento acabou por vir a celebrizar o seu produto em todo o mundo, invertendo a tendência em Inglaterra do consumo de Brandy nas classes altas e Gin nas classes baixas.
O segredo do "corte" reside no facto de todos os componentes serem escoceses e que o mais importante de entre eles, seja whisky escocês de malte, considerado elemento de base insubstituível.
Os que elaboradores destas "misturas" são os grandes artistas, os Master Blenders do whisky, e cuja memória "aromática" para identificar os diferentes whiskies, é inacreditável.

É fascinante ver um Master Blender a acreditar mais nos aromas que no gosto. As narinas dilatam sobre os longos copos estreitos, em forma de tulipa.
Logo que o Master Blender acaba as suas escolhas, misturam-se os diversos ingredientes nas cubas em que são remexidos pelas pás, após esta fase, normalmente a mistura volta para o casco e é deixada amadurecer durante 8 meses, nos quais os vários whiskies se deixam a “casar” (ou hetero-conectar como hoje se denomina!).
A mistura é composta por uma percentagem variável (de 10% a 60%) de whisky de malte de várias idades e outra de whisky de grão de diversos cereais.
Os "cortes" proporcionam uma infinita gama de whiskys. Variadíssimas vezes encontramos 50 whiskys diferentes na composição do que será comercializado sob determinada marca.
São bastante comuns as misturas em quantidades iguais de Highlands Malt e de Lowlands Malt, um pouco de Islay ou de Campbeltown, e o resto preenchido com whisky de grão não maltado.
No seu conjunto, o whisky de malte dos Highlands apresenta um corpo ligeiro e um sabor forte. O malte dos Lowlands também é ligeiro mas menos nitidamente fumado.
O Campbeltown e o Islay são rápida e facilmente identificados pela robustez do corpo e forte fumado.
A idade que consta no rótulo dos Blended whiskies, corresponde a idade do whisky mais novo utilizado na mistura.

Nenhum comentário: