maio 08, 2008

The Laddie is back!!! - Islay single malt scotch whisky


Foi seguramente um dos primeiros single malt que bebi, e ao qual me mantive leal durante bastante tempo. Flutuava entre o de 10 e 12 anos (mais o de 10 anos, pois sempre me pareceu melhor).
Tempos mais tarde experimentei o "Fifteen". Fui claramente guiado pela ideia absurda de que se era mais velho só podia ser melhor!. Não tem nada a ver... é um "quase bom"!. Foi uma desilusão enorme; the Laddie tinha-me deixado ficar mal ... e eu não tive outra solução ante tal desgosto que deixá-la!.
Aprendi rapidamente que a idade num whisky nem sempre é sinónimo de uma melhor bebida.
O tempo passou e eu apesar de ser claramente adepto dos whiskies de Islay, mais medicinais e turfados, não voltei ao Bruichladdich, aderi de corpo e alma ao Ardbeg, ao Laphroaig e ao Lagavulin.
Esta semana ante um ataque de indecisão face ao que beber, e tendo-me auto-vedado o Arbdeg e o Laphroaig ante a expectativa de receber o Corryvreckan (o ardbeg para os membros do comité Ardbeg) e o Cairdeas (o Laphroaig para os Friends of Laphroaig), avancei, titubeante para the Laddie!.
The Laddie is back!

Este Bruichladdich 3D3 - The Norrie Campbell Tribute Bottling, é simplesmente "brutal!", engarrafado com 46%, pelo método de Pot stills, resulta de um excelente casamento entre Bruichladdich, Port Charlotte e o Octomore (o mais turfado dos whiskies).

No nariz a turfa é dominante sem ter a agressividade dos Islay mais medicinais. Aromas bastante marítimos ligeiramente iodados, a complexidade é fantástica. Vale a pena ir deitando calmamente água de forma a libertar novos aromas mais doces.

O paladar é claramente de Islay, a turfa domina o início sendo gradualmente envolvida por baunilha e bourbon, a junção é extremamente suave e envolvente.

Final fantástico, longo, ligeiramente oleoso e turfado. Fantástico!!. Valeu a pena esperar, está mais madura, curvilínea e menos fresca.
The Laddie is back!

Nenhum comentário: