maio 17, 2008

Whisky de Islay

Confesso, sou um bocado "apanhado" pelos single malt de Islay!.
Sempre associei este whisky à serenidade que nos transmite o mar batido,
Sempre o vi como um seascape de Turner, em que o cinzento domina a paisagem e a agressividade da neblina nos tranquiliza,
Sempre gostei de respirar um Turner, e sentir o cheiro do mar!.
Isto para mim é o que me transmite um whisky de Islay!.
A serenidade dos cheiros do mar!.
Estes whiskies produzidos na mais meridional das Inner Hebridean Islands, localizada na costa oeste da Escócia, transmite-nos, o turbilhão do mar.
Encontram-se actualmente oito destilarias activas em Islay.
As localizadas ao longo da costa meridional, como a Laphroaig (recomendo vivamente o Cask Strength), a Lagavulin (sugiro o 16 anos) e a Ardbeg (o de 10 anos é obrigatório), situadas a poucos quilómetros de Port Ellen, apresentando um forte carácter turfado, denominador comúm dos maltes de Islay, atribuído à água com que são produzidos e aos níveis de turfa da cevada. As notas de iodo, algas marinhas e sal, é normalmente descrito como, aroma “medicinal”.
A destilaria Caol Ila, localizada no lado setentrional da Ilha, ao longo do Jura, a apenas 1 quilómetro de Port Askaig, também produz um whisky fortemente turfado.
Temos ainda Bunnahabhain (o de 12 anos é vital em qualquer WhiskyScape) e a Bruichladdich (tentem o 3d3) produzem whiskies muito mais leves, geralmente levemente turfados.
A Bowmore produz um whisky bem equilibrado, de nível médio-forte turfado (25 ppm) e utiliza uma considerável quantidade de cascos de sherry nas suas misturas.
Para alegria de todos a Bruichladdich Distillery anunciou, em Março de 2007, a reabertura da destilaria Port Charlotte (o PC6 tem 40ppm), de que actualmente é proprietária, encerrada desde 1929.
Fica a esperança da reabertura, da Port Ellen, que operou de 1825 até 1983.
Falta chegar o Octomore com 80 ppm, para quem deseja lavrar a turfa com os dentes (tem 80 ppm)!.

Nenhum comentário: